quarta-feira, 1 de junho de 2016

Aviso aos seguidores / Notice to followers

Peço mil perdões pela ausencia de postagens pessoal. O trabalho está bem corrido e com isso sobre pouco tempo para fazer os desenhos. Logo as postagens retornarão.

I beg a thousand pardons for the absence of staff posts. The work is well run and so on little time to do the drawings. Soon posts will return.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Libia [1977-2011] (Home kit)

Voltando aos países extintos, hoje é a vez da Libia [1977-2011]. Aqui está representado o uniforme usado em 2004. São raras as imagens de uniformes da Libia, seja no período de Gaddafi, seja após 2011. Sabe-se que em 2006 o uniforme era feito pela Nike, e que a partir de 2011 voltou a ser Adidas. Porem sempre foram usados templates mais antigos, nunca o da época. Esse de 2004 é o que mais proximo chegou de ser o modelo da época, mas ainda assim era segundo escalão. E como a bandeira mudou, na Copa da Africa 2012 foi usado um uniforme totalmente provisorio, todo branco, e depois a camisa passou a ser vermelha, e calção e meias pretas.



terça-feira, 10 de maio de 2016

União São João (Home kit)

Hoje a vez é do União São João, de Araras, no interior de São Paulo, fundado no dia 14 Janeiro 1981. O clube, cujo maior jogador da historia é o lateral-esquerdo Roberto Carlos, disputou por 4 vezes o Brasileirão da Serie A (1993, 1994, 1995 e 1997), foi campeão da Serie B em 1996, da Serie C em 1988 e infelizmente desde Janeiro 2015 encontra-se licenciado da Federação Paulista para reestruturação e pagamento de dividas. O clube também tem 18 participações na Serie A1 do Campeonato Paulista, sendo a última em 2005.


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Clube Atlético Seleto (Home kit)

Mais um clube extinto, hoje é vez do Clube Atlético Seleto, que era localizado em Paranaguá, no litoral do Paraná.

Foi fundado em 07 Junho 1926, como Seleto Esporte Clube, em reunião ocorrida no Café Central de Ueb Miguel, localizado na Rua 15 Novembro. Foram fundadores do Seleto: Geraldo Gavagnari, José Tramujas Junior, José Marques Cordeiro, Honorio Costa Lobo, Egberto Hilario Ribeiro, Elpidio Silva, Antonio Fernandes Filho, Antonio Ramos, Benedito Marques Cordeiro e Saturnino Cárdenas. 

A primeira diretoria ficou assim estabelecida:

Presidente: Geraldo Gavagnari;
Secretario: José Marques Cordeiro;
Tesoureiro: José Tramujas Junior;
Capitão: Elpidio Silva.

Em 1947 fundiu-se com o Clube Atlético DNC, originando a denominação pela qual ficou conhecido: Clube Atlético Seleto. Em 1964, na primeira decisão de Campeonato Paranaense sem clubes de Curitiba, o Seleto foi vice-campeão, perdendo o titulo para o Maringá.

Campanhas de Destaque

Estaduais

Vice-campeão paranaense: 1964.

Rivalidade

Seu principal rival era o Rio Branco Sport Club, com quem fazia o clássico Sele-Rio.



quarta-feira, 4 de maio de 2016

União Bandeirante Futebol Clube (Home kit)

Dando continuidade à serie de postagens sobre clubes extintos, hoje é a vez do União Bandeirante, da cidade de Bandeirantes, localizada no interior do Paraná.

O clube foi fundado no dia 15 Novembro 1964. Inicialmente se chamava Usina Bandeirante Futebol Clube, mas tornou-se União Bandeirante após a fusão com o time do Guarani. Em 1969 e 1971, foi vice-campeão estadual, perdendo o título para o Coritiba. Em 1989, nova final contra o Coritiba, e novamente um vice-campeonato, sendo um empate a 0 na primeira partida e na partida decisiva uma derrota por 2 - 0, no Estádio Couto Pereira. Em 1992 foi a vez que mais chegou perto de ser campeão, fazendo a Final contra o Londrina, mas perdeu o título na casa do adversario, o Estádio Jacy Scaff. Em 2006, decretou o fim das atividades, alegando dificuldades financeiras.

Idolos

Em sua historia, o União Bandeirante revelou grandes jogadores, entre eles Fabio (goleiro do Cruzeiro desde 2005) e Brandão, atualmente no Bastia, da França.

Entre os grandes treinadores da equipe, destaca-se Nilton De Sordi.

Titulos

Campeonato Paranaense Serie Prata (2° Divisão): 1988 e 1992

Campanhas de Destaque

Vice-campeão paranaense: 5 vezes (1966, 1969, 1971, 1989 e 1992)


terça-feira, 3 de maio de 2016

Rio Cricket Associação Athletica (Home kit)

Mais um clube extinto do Rio de Janeiro hoje. (ok, prometo que terão clubes de outras localidades)

Hoje a postagem é dedicada ao Rio Cricket Associação Athletica, clube fundado por ingleses em Niterói, então capital do estado do Rio de Janeiro, em 15 Agosto 1897. As cores oficiais do clube são verde e amarelo, uma homenagem dos fundadores ingleses ao Brasil.

Introdução

1872: Em 15 Agosto, um grupo de jovens ingleses apaixonados pela pratica de esportes fundaram uma associação chamada Rio Cricket Club, que funcionava informalmente desde 1870, em um terreno alugado na Rua Berquó (atual General Polidoro), em Botafogo, no Rio de Janeiro, para a pratica de cricket, esporte amplamente difundido na Inglaterra.

Após alguns atos de discordancia dentro do Rio Cricket Club, um grupo de fundadores decidiu montar uma agremiação em Niterói, com o clube que ficara localizado no Rio de Janeiro recebendo posteriormente a denominação Paissandu Atlético Clube, nascendo assim uma grande rivalidade clubistica entre os dois clubes da colonia britânica. Em algumas fontes mais antigas, as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, era chamada de Clássico dos Ingleses.

Historia

1897: O novo clube, fundado por ingleses dissidentes do clube carioca, liderados por George Emmanuel Cox e Basil Freeland, também, provavelmente e não por acaso no dia 15 Agosto ganha a denominação Rio Cricket Associação Athletica, no bairro de Icaraí, em Niterói, sendo este o terceiro clube mais antigo dedicado á prática de esportes na cidade, atras apenas do Clube de Regatas Gragatoá e Clube de Regatas Icaraí, ambos fundados em 1895.

1897: No dia 16 Novembro foi lavrada a escritura de compra do terreno onde se instalaria o Rio Cricket Associação Athletica.

1978: Carlos Ary Vieira torna-se o primeiro presidente de origem luso-brasileira a dirigir o Rio Cricket. Antes dele, todos os 43 presidentes do clube eram de origem britânica.

Futebol

1901: A primeira partida de futebol oficialmente realizada no estado do Rio de Janeiro (nessa epoca, a CIDADE do Rio de Janeiro fazia parte do Distrito Federal), aconteceu no campo do Rio Cricket, em 22 Setembro 1901. Neste dia, Oscar Cox, que posteriormente viria a ser fundador e presidente do Fluminense Football Club, atravessou a Baía de Guanabara para enfrentar os praticantes de cricket e tennis do clube inglês. Ainda cerca de 15 observadores acompanharam a partida, que terminou empatada a 1, causando espanto à cronica da época, não habituada a relatar embates sem vencedores.

1906: O clube participou do 1° Campeonato Carioca de Futebol, terminando na terceira colocação. Foi no campo do Rio Cricket que o campeonato foi decidido.

1916: Ao contrario do que algumas fontes sugerem, o Rio Cricket jamais abandonou a pratica de futebol, mas teve que licenciar-se do Campeonato Carioca, do qual participava como convidado, apenas por causa da Primeira Guerra Mundial, quando muitos de seus membros deixaram o clube para defender o Reino Unido.

1920: O clube retoma as atividades futebolisticas, que mantém ate os dias atuais. O clube, no entanto, nunca se profissionalizou, mantendo-se amador como o futebol era em seus principios. 

2006: O clube volta a disputar uma partida contra o Paissandu Atlético Clube apos quase 92 anos, em jogos realizados na sede do Rio Cricket em comemoração aos 105 anos do futebol no estado do Rio de Janeiro. O Rio Cricket foi derrotado por 2 - 1. 

O clube participou do Campeonato Carioca nos anos de 1906, 1908, 1911, 1912, 1913, 1914 e 1915 e do Campeonato Niteroiense nos anos de 1925, 1926, 1927, 1928 e 1929. 

Titulos

Futebol

Torneio Inicio - Liga Sportiva de Amadores: 1927.



segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sport Club Brasil (Home kit)

Continuando com os posts de clubes extintos, hoje a vez é do Sport Club Brasil, mais um time do Rio de Janeiro.

Foi fundado no dia 18 Novembro 1912 e tinha como cores o vermelho e o branco. Pertenceu á Urca, bairro da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Disputou os campeonatos cariocas nos anos de 1923 e 1934. Ainda na decada de 30, o clube se extinguiu. Seu uniforme era representado por uma camisa branca com faixa horizontal vermelha, calções brancos e meias brancas, contendo o monograma SCB no peito. Por conta de seus trajes, o clube ficou conhecido como « Clube da Faixa Rubra ».

Seus titulos no futebol foram o Campeonato Carioca de Juvenís, atual Juniores, em 1932 e e o Campeonato Carioca de 2° Quadros da Terceira Divisão em 1916. 

Idolos

- Nilo Murtinho Braga (1922 e a partir de Setembro 1923)

Atuou pelo Botafogo no Campepnato Carioca de 1923, entre abril e agosto.

- Leônidas da Silva (1935)

Atuou pelo SC Brasil no 1° semestre daquele ano. Posteriormente, em junho do mesmo ano ingressou no Botafogo e fez parte do elenco tetracampeão carioca naquela temporada.

Basquete

O SC Brasil ganhou o campeonato municipal de basquete em 1928. Participou do campeonato ate 1937.



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Leopoldina Railway Athletic Association

Hoje começando com as postagens de times extintos, o inicio é dado com o Leopoldina Railway Athetic Association, do Rio de Janeiro. 

O time foi fundado em 14 Março 1920, por empregados da companhia ferroviaria Leopoldina Railway.

No inicio, o clube alugou o campo da Rua Barão de Itapagipe, na Tijuca, nos anos 20. Ja na decada de 30, adquiriu o campo que pertencia ao Jornal do Commercio Football Club, localizado na Avenida Francisco Bicalho, 313, Santo Cristo, ao lado da Rodoviaria Novo Rio. Ao longo da historia, os Ferroviarios Leopoldinenses enfrentaram clubes que disputaram a elite carioca, tais como Fluminense, Rio Cricket AA, Olaria, entre outros.

O clube foi bicampeão da FABAC (Federação Athletica Bancaria & Alto Comercio), entidade criada em 04 Abril 1921, em 1921 e 1929. Na esfera profissional, participou da Liga Carioca de Football em 1936 e 1937. No dia 04 Abril 1936, nesse torneio sofreu uma impiedosa goleada do Fluminense, que venceu por 11 - 1, no Estádio Teixeira de Castro, em Bonsucesso.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Saarland (Home kit)

Bom, agora voltando com os posts normais, hoje é a vez do Sarre. O Sarre foi um protetorado francês entre 1947-1957 e que hoje em dia faz parte da Alemanha como um estado. Chegou a ter seleção na primeira metade da década de 50 e inclusive disputou a Eliminatoria para a Copa 1954, ficando em segundo lugar em um grupo que tinha Noruega e Alemanha Ocidental, que acabou se classificando. Mandava seus jogos em Saarbrücken.



Perguntas e respostas sobre o Blog / Questions and answers about the Blog

[Português]

Bom, hoje um post beeeeem diferente para esclarecer alguns pontos que no futuro sei que vão me perguntar.

Pergunta: Como surgiu a ideia do blog ?
Resposta: A través de pesquisas. Como tem varios do tipo, mas nenhum dedicado a países que não existem mais, surgiu a ideia de fazer os kits desses países caso ainda existissem.

P: Qual o criterio para um país merecer postagem ?
R: Ter existido em algum momento da Historia, seja com reconhecimento internacional ou não.

P: Então quer dizer que ate países da Antiguidade podem aparecer aqui ?
R: Se tiver como fazer o uniforme, quem sabe.

P: O blog vai ficar restrito a países ?
R: Aí está uma grande novidade. Clubes extintos começarão a ganhar postagens também. É um trabalho interessante que será desenvolvido. Como o blog está crescendo, a intenção é diversificar as postagens para não se tornar uma coisa repetitiva, e consequentemente, chata.

P: Qual a frequencia dos posts ? E pq não são diários ?
R: A ideia era tentar fazer posts diários. Porém como tenho outras ocupações, nem sempre é possivel postar diariamente. Mas vou tentando aumentar a frequencia semanal ate que se consiga atingir um nivel bom sem que me atrapalhe nas outras atividades profissionais.

O post será fixado e atualizado de tempos em tempos, pois certamente surgirão outros topicos a serem esclarecidos.

Atenciosamente, Tamires.

[English]

Well, today a very different post to clarify some points in the future I know they will ask me.

Question: How did the blog idea?
Answer: Through research. How have various types, but none dedicated to countries that no longer exist, the idea of making the kits if these countries still exist.

Q: What is the criteria for a country deserve posting?
A: Having existed at some point in History, whether international or non-recognition.

Q: So you mean that even countries of antiquity may appear here?
A: If you have to make the uniform, who knows.

Q: The blog will be restricted to countries?

A: That's a big thing. Extinct clubs begin to gain posts as well. It is an interesting work that will be developed. As the blog is growing, the intention is to diversify the posts to not become a repetitive thing, and therefore boring.

Q: What is the frequency of posts? And pq are not daily?

A: The idea was to try to make daily posts. But as I have other occupations, it is not always possible to post daily. But I'm trying to increase the weekly frequency until it can achieve a good level without me disturb in other professional activities.

The post will be fixed and updated from time to time, for surely will arise other topics to be clarified.

Sincerely, Tamires.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sultanato de Nejd (Home kit)

Agora é a vez do Sultanato de Nejd, um país que existiu entre 1921-1926 (em uma «versão solo») e de 1926-1932 com o Reino de Hejaz. Em 1932 Nejd e Hejaz se uniram para formar a Arabia Saudita, sob o comando de Ibn Saud (também chamado de Abdulaziz). Por isso, as cores são as mesmas da Arabia Saudita. A bandeira também é praticamente igual, com a diferença sendo a espada.


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Alaska (Home kit)

Hoje um post um pouco diferente. Não é de um país do passado, e sim, de um estado se fosse país. No caso, o Alaska, que pertence a EE.UU. e foi comprado do Império Russo em 1867. As cores do uniforme foram inspiradas na bandeira regional do Alaska na epoca em que pertencia à Russia. E ficou bem agradavel a combinação. Sem dúvidas é um uniforme que ficaria bonito caso o Alaska fosse um país.


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Hawaii (Home Kit)

Agora é a vez do Hawaii, que foi um país independente entre 1795-1893 (como Reino do Havaí) e de 1894-1898 como República do Havaí, quando foi anexado por EE.UU. Em relação aos símbolos atuais, a bandeira e o hino são os mesmos da epoca de país independente. (O hino atual foi adotado em 1876 e a bandeira é de 1845). A camisa foi inspirada na camisa da França de 1984 e 1998.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Confederate States of America (Home and Away)

Dando continuidade, agora é a vez de Confederate States of America (tambem conhecido por Confederacy, lá em EE.UU.), que existiu durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). O país se localizava no sul dos Estados Unidos e oficialmente nunca foi reconhecido por nenhum outro país. As cores eram as mesmas de EE.UU. No uniforme aqui mostrado só é mudada a disposição entre Home e Away, para não ficar igual, além de serem usadas cores diferentes (o uniforme home de EE.UU. é branco).

























sexta-feira, 15 de abril de 2016

California Republic (Home kit)

Mais uma postagem e agora é a vez da California (sim, ja foi um país !). Isso ocorreu em 1846 e a experiencia durou pouco tempo, pois como todo mundo sabe, foi anexada por EE.UU. Atualmente há movimentos separatistas lá e no Texas tambem. A combinação de cores ficou beeeem diferente, mas foram usadas as cores da bandeira.






















Ajude o blog a crescer, divulgue, faça sugestões, comente.

terça-feira, 12 de abril de 2016

República Riograndense (Home kit)

Voltando com as postagens, agora é a vez da República Riograndense, «país» que existiu na epoca da Revolução Farroupilha, entre 1835-1845. Único país a reconhecer essa República no sul do Brasil foi o Uruguay. A experiencia tambem se estendeu à Provincia de Santa Catarina, onde foi criada a República Juliana, em 1839. Porem em SC a tentativa foi bem mais frustrante e não durou muito. A República Riograndense acabou em 1845 e a provincia voltou a fazer parte do Imperio do Brasil. A bandeira era bastante similar à que conhecemos hoje em dia, assim como o brasão de armas. Porém, ao contrario do que se imagina, o hino nacional não era o mesmo que o Rio Grande do Sul usa nos dias atuais. 

Bem mais à frente, ja no seculo XX, na epoca em que existiam seleções estaduais, o uniforme do Rio Grande do Sul era bastante semelhante ao aqui apresentado. Foi em um jogo contra a Seleção Brasileira que foi registrado o maior público do Beira-Rio, com 106.554 pessoas, onde a Seleção tomou a maior vaia da Historia em seu proprio país. O jogo foi em 17 Junho 1972.






















Ajude o blog a crescer, divulgue, faça sugestões, comente !

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Chile [Patria Vieja] (Home kit)

Mais uma postagem e agora é a vez da Patria Vieja de Chile. Período que compreendeu entre 1810-1814 na Historia Chilena, foi sucedido pela Reconquista española, que durou mais 4 anos. A principal diferença nos símbolos nacionais dessa epoca estão na bandeira e no brasão de armas. Cores beeeeem esquisitas pra uma bandeira, há que se falar. E no uniforme ficaria ainda mais esquisito se não adotassem as cores atuais em 1817. Com toda certeza, as cores da Revolução Francesa caíram muito bem para o Chile...





















Segue links para informação adicional sobre o período: 

(Español)
(English)

Nota: Em Español é mais detalhado. 

terça-feira, 5 de abril de 2016

Orange Free State (Home kit)

Agora é a vez do Orange Free State, uma colonia holandesa onde atualmente se localiza a Africa do Sul. Free State tambem é o nome de um dos estados que formam o país. Sobre a colonia holandesa, ela existiu entre 1854 e 1902 e os habitantes receberam o nome de "bôers", que na epoca do Apartheid, passou a ser denominação popular para se referir aos brancos sul-africanos.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Imperio do Brasil (Home e away)

Postagem nova no blog e é mais um kit do Brasil. Kit hipotetico caso o Imperio não tivesse sido abolido no país. A bandeira pessoal da Princesa Isabel caso reinasse seria branca com detalhes em azul, por isso o Home kit é branco e azul. A CBF foi fundada em 1914, e nessa epoca, D. Isabel seria a soberana do país. As cores nacionais de fato eram verde e amarelo, mas nada impede que outras cores nacionais sejam usadas; além disso, a bandeira imperial também tinha azul e branco. Como estandarte real tambem é um simbolo nacional, o azul e branco seriam cores nacionais do Imperio também.























sexta-feira, 1 de abril de 2016

Reino do Haití (Home kit)

Primeira postagem de Abril e será do Reino do Haití. Haití teve tres períodos monarquicos, que foram de 1804-1806, 1811-1820 e 1849-1859. As cores da bandeira sempre variaram entre azul e vermelho e preto e vermelho, mudando apenas a disposição das cores na bandeira e o brasão de armas utilizado. A bandeira aqui exposta é a de 1811-1820 e a combinação de cores do uniforme segue a logica normalmente usada em uniformes rubro-negros.



terça-feira, 29 de março de 2016

Austria-Hungria (Home e away)

Mais uma postagem no blog e agora é a vez de Austria-Hungria, país existente entre 1867 e 1918 e que reunia, alem dos dois que lhe davam o nome, boa parte da Europa Oriental. O país foi herdeiro do Imperio Austríaco e considerado um dos mais influentes do mundo na epoca graças aos Habsburg-Lothringen, familia imperante que entre outras personalidades, teve a Imperatriz Leopoldina (esposa de Dom Pedro I) como membro. O país acabou após a Primeira Guerra e foi retalhado em varios países, como Yugoslavia (monarquica), Austria, Hungria (tambem monarquica), Czechoslovakia, entre outros.



quinta-feira, 24 de março de 2016

Korean Empire (Home e Away)

Mais postagem nova e agora é a vez do Império Coreano, existente ate 1910 quando a peninsula (ainda unificada) foi ocupada pelo Japão e colonizada ate 1945 junto com a Manchuria (que pertence à China) e Taiwán. A bandeira da Coreia monarquica era bastante parecida com a bandeira da Coreia do Sul, e por isso, as cores do uniforme foram mantidas, tomando por base o uniforme usado na Copa 2002, um dos mais belos ja vestidos pela Coreia do Sul.



quarta-feira, 23 de março de 2016

Gran Colombia (Home kit)

Mais uma postagem no blog, e agora é a vez de Gran Colombia, um país aqui na América do Sul que existiu de 1819 a 1830 e era formado por Colombia, Ecuador, Venezuela e Panamá. O país criado por Simón Bolívar não foi muito adiante, e depois que Ecuador e Venezuela se separaram, ficou restrito a Colombia e Panamá e adotou o nome de Nueva Granada ate 1886, quando finalmente adotou o nome Colombia em homenagem a Cristóvão Colombo, que, ironicamente, nunca pisou no país. O Panamá se separou apenas em 1903, apos EE.UU. fomentarem uma rebelião separatista. As cores eram similares às atuais, por isso, o uniforme nos é bastante familiar.



terça-feira, 22 de março de 2016

Egito (Home kit)

Terceira postagem, e agora é vez do Egito monarquico. A camisa home era verde ate o inicio dos anos 90 por ser a cor da monarquia, apesar do país ser uma República desde 1953 e de preto, vermelho e branco serem as cores nacionais desde aquela epoca. Depois o verde e branco foi uniforme away ate 2002, quando passou a ser todo branco. Como o uniforme do desenho é do Egito monarquico, o verde e branco foi readotado como uniforme home, com detalhes nas cores nacionais modernas.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Acre (Home kit)

Dando continuidade, agora é a vez do Acre, que foi um país independente entre 1899 e 1903. Kit bastante similar visualmente ao do Brasil que conhecemos, com a diferença ficando nos numeros, calções e meias. A independencia do Acre nunca foi reconhecida por nenhum país e a experiencia terminou com o territorio, que antes pertencia a Bolivia, sendo incorporado ao Brasil. 


quinta-feira, 17 de março de 2016

Brasil (Home kit)

Primeira postagem do blog, começando com esses kits ficcionais do Brasil caso a bandeira proposta pelo Barão do Rio Branco, em 1890, fosse oficializada. A bandeira tinha essas cores pq segundo os republicanos, as cores monárquicas deveriam ser abolidas. Com isso, segundo os defensores de tal ideia, as cores deveriam ser preto, vermelho e branco pq «são as cores dos tres povos que deram origem aos brasileiros». Uma bandeira nessas cores, porém com desenho diferente, foi proposta por Silva Jardim, também em 1890.