Mais um clube extinto do Rio de Janeiro hoje. (ok, prometo que terão clubes de outras localidades)
Hoje a postagem é dedicada ao Rio Cricket Associação Athletica, clube fundado por ingleses em Niterói, então capital do estado do Rio de Janeiro, em 15 Agosto 1897. As cores oficiais do clube são verde e amarelo, uma homenagem dos fundadores ingleses ao Brasil.
Introdução
1872: Em 15 Agosto, um grupo de jovens ingleses apaixonados pela pratica de esportes fundaram uma associação chamada Rio Cricket Club, que funcionava informalmente desde 1870, em um terreno alugado na Rua Berquó (atual General Polidoro), em Botafogo, no Rio de Janeiro, para a pratica de cricket, esporte amplamente difundido na Inglaterra.
Após alguns atos de discordancia dentro do Rio Cricket Club, um grupo de fundadores decidiu montar uma agremiação em Niterói, com o clube que ficara localizado no Rio de Janeiro recebendo posteriormente a denominação Paissandu Atlético Clube, nascendo assim uma grande rivalidade clubistica entre os dois clubes da colonia britânica. Em algumas fontes mais antigas, as partidas entre os dois clubes, nos mais variados esportes, era chamada de Clássico dos Ingleses.
Historia
1897: O novo clube, fundado por ingleses dissidentes do clube carioca, liderados por George Emmanuel Cox e Basil Freeland, também, provavelmente e não por acaso no dia 15 Agosto ganha a denominação Rio Cricket Associação Athletica, no bairro de Icaraí, em Niterói, sendo este o terceiro clube mais antigo dedicado á prática de esportes na cidade, atras apenas do Clube de Regatas Gragatoá e Clube de Regatas Icaraí, ambos fundados em 1895.
1897: No dia 16 Novembro foi lavrada a escritura de compra do terreno onde se instalaria o Rio Cricket Associação Athletica.
1978: Carlos Ary Vieira torna-se o primeiro presidente de origem luso-brasileira a dirigir o Rio Cricket. Antes dele, todos os 43 presidentes do clube eram de origem britânica.
Futebol
1901: A primeira partida de futebol oficialmente realizada no estado do Rio de Janeiro (nessa epoca, a CIDADE do Rio de Janeiro fazia parte do Distrito Federal), aconteceu no campo do Rio Cricket, em 22 Setembro 1901. Neste dia, Oscar Cox, que posteriormente viria a ser fundador e presidente do Fluminense Football Club, atravessou a Baía de Guanabara para enfrentar os praticantes de cricket e tennis do clube inglês. Ainda cerca de 15 observadores acompanharam a partida, que terminou empatada a 1, causando espanto à cronica da época, não habituada a relatar embates sem vencedores.
1906: O clube participou do 1° Campeonato Carioca de Futebol, terminando na terceira colocação. Foi no campo do Rio Cricket que o campeonato foi decidido.
1916: Ao contrario do que algumas fontes sugerem, o Rio Cricket jamais abandonou a pratica de futebol, mas teve que licenciar-se do Campeonato Carioca, do qual participava como convidado, apenas por causa da Primeira Guerra Mundial, quando muitos de seus membros deixaram o clube para defender o Reino Unido.
1920: O clube retoma as atividades futebolisticas, que mantém ate os dias atuais. O clube, no entanto, nunca se profissionalizou, mantendo-se amador como o futebol era em seus principios.
2006: O clube volta a disputar uma partida contra o Paissandu Atlético Clube apos quase 92 anos, em jogos realizados na sede do Rio Cricket em comemoração aos 105 anos do futebol no estado do Rio de Janeiro. O Rio Cricket foi derrotado por 2 - 1.
O clube participou do Campeonato Carioca nos anos de 1906, 1908, 1911, 1912, 1913, 1914 e 1915 e do Campeonato Niteroiense nos anos de 1925, 1926, 1927, 1928 e 1929.
Titulos
Futebol
Torneio Inicio - Liga Sportiva de Amadores: 1927.

Nenhum comentário:
Postar um comentário